O grande questionamento que tem surgido sobre esse tema é: estou gripado ou com Covid-19? É fato que a pandemia têm afetado diversos setores da sociedade e o de serviços é um deles. Vemos assim, cada vez mais trabalhadores sendo dispensados de seus trabalhos com suspeita ou casos confirmados e clientes com receio.

 

O isolamento, o surgimento de novas variantes, as restrições e a falta de confiança do consumidor têm sido alguns dos desafios, num setor que ainda está se recuperando dos impactos provocados pelas primeiras ondas da Covid-19. Trouxemos este conteúdo para comentar sobre os principais impactos no setor de serviços e mostrar como a cidade de Monte Sião – MG está lidando com esses desafios. 

 

O que é o setor de serviços?

 

O setor de serviços, conhecido também como Setor Terciário, é responsável pela maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) e por empregar grande parte dos brasileiros. Ele é representado por todas as atividades de serviços prestados por pessoas e empresas, além do comércio de produtos. Ou seja, restaurantes, bares, transportes, turismo, hotelaria, serviços bancários, serviços de saúde, pesquisadores, atividades de compra e venda no atacado e varejo, dentre outros.

 

Principais desafios enfrentados durante a pandemia e a gripe

 

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços tem se recuperado. Em novembro de 2021, cresceu 2,4%, após dois meses de queda. Mas o cenário ainda é preocupante, o que impacta na confiança dos empresários de serviços.

 

Neste sentido, um dos principais desafios enfrentados são as novas ondas da pandemia, o retorno das restrições, o isolamento e a falta de confiança do consumidor, visto que surgem casos de funcionários com suspeita de gripe ou covid-19. 

 

Expectativas do setor

 

No início de 2022, o segmento de turismo e lazer, por exemplo, sofreu com voos cancelados e novas restrições impostas. Mesmo o setor de serviços sendo o mais impactado, a recuperação que teve em 2021, foi positiva para a economia, o que mostra que o avanço da vacinação e o fim de algumas restrições contribuíram para esse crescimento.  É necessário se adaptar a esse novo cenário, ter muita cautela, continuar com as medidas de segurança e higiene, além de contribuir e confiar na recuperação da economia.

 

Monte Sião: compromisso com a saúde de todos!

 

A Prefeitura de Monte Sião – MG tem o dever de zelar pela saúde de todos, tanto é que tem avançado com relação a vacinação da Covid e influenza e também lançado decretos para evitar a disseminação do novo coronavírus. Um deles foi o anunciado no dia 12 de janeiro de 2022 que proíbe a realização de eventos e festas até o dia 02 de março e dá outras providências.

 

Já os hotéis e demais estabelecimentos da cidade, como é o caso do Guarani Eco Resort, também estão se empenhando em proteger colaboradores e clientes com as medidas de segurança. Veja mais informações sobre os protocolos de segurança do hotel.

 

Conte para nós, quais os impactos da pandemia e da gripe na sua cidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *