O Circuito das malhas do Sul de Minas é uma associação sem fins lucrativos destinada a promover o turismo e comércio das cidades participantes , com o objetivo de tornar a região um destino atraente para seus visitantes. Além disso, traz ofertas e ressalta as características únicas das cidades.

No fim de 1990 foram realizados os primeiros encontros para formalizar este circuito, mas certificado pela Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais apenas em 27 de março de 2006.

Cidades do Circuito das Malhas

Anteriormente, a região tinha como atividade principal a agropecuária, mas atualmente, as cidades se destacam pela produção da malha de tricô e de crochê. Além de malhas, existem pijamas, belezas naturais, uma arquitetura única, hospitalidade, comidas típicas, paisagens belíssimas, turismo religioso e muito mais. Veja os principais atrativos de cada cidade do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas Gerais.

Albertina

A cidade de Albertina é famosa pela produção de um café de qualidade, mas além disso, se destaca por suas belezas naturais. Então, o visitante poderá ver lindas montanhas, explorar rios e cachoeiras e aproveitar os demais atrativos do município, dentre eles o Lago Municipal, o Cristo Redentor, a Praça Municipal José Inácio Diniz, como também os portais da cidade e a Igreja do Senhor Bom Jesus.

Borda da Mata

Borda da Mata é conhecida como Capital Nacional do Pijama. Como o próprio apelido diz, este é o principal produto feito na cidade podendo ser encontrado com facilidade nas lojas. Mas além de pijama, tem peças de moda íntima, moda praia, casa, roupas para o dia a dia e peças de tricô.

As selarias, dedicadas à moda country, também são bem populares no município. Então, aproveite para visitar outros atrativos tais como a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Memorial Monsenhor Pedro Cintra e as Praças Centrais.

Inconfidentes

Considerada a Capital Nacional do Crochê, a cidade de Inconfidentes se destaca pelo trabalho artesanal com essa malha, que inclusive, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado. Logo, é o roteiro ideal para quem procura peças produzidas em tricô, produtos em madeira, além de diversos artigos para casa.

Da Rodovia Otacílio Bonamichi até a Avenida Alvarenga Peixoto, encontram-se malharias e diversas lojas. Então, aproveite para fazer cicloturismo e visitar os demais pontos turísticos de Inconfidentes.

Monte Sião

Para quem procura toda a criatividade de confecções feitas com a malha tricô, não pode deixar de visitar o Monte Sião, a Capital Nacional do Tricô. Além disso, um destaque está para as porcelanas tradicionais produzidas artesanalmente na cidade. Então, caminhe pelo centro, vá até o ônibus revestido de tricô (receptivo turístico), conheça os atrativos principais, as lojas que vendem lindas peças de tricô e faça turismo rural! 

Ouro Fino

Em Ouro Fino, o visitante poderá apreciar a arquitetura do período colonial, durante as produções de café. Porque é nesta cidade que está localizada a Casa do Café com Leite, local onde aconteceu o Pacto de Ouro Fino ou Acordo do Café com Leite, em 1913, durante a República Velha. Faça compras e conheça todos os atrativos!

Jacutinga

Jacutinga é a Capital Nacional das Malhas. Visite as mais importantes avenidas da cidade em busca de lojas com uma diversidade de modelos. Outras possibilidades são realizar turismo religioso, com destaque para o Caminho da Prece turismo de aventura, rural e visitar a Rota da Revolução de 1932 (a pé ou de bike). A cidade conta com diversos atrativos turísticos para aproveitar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *