Consumido puro, dentro de pães, bolos, biscoitinhos e outros quitutes, os queijos e doces mineiros fazem sucesso por conta do sabor. Aliás, os mineiros adoram esses produtos e não é à toa, pois eles são capazes de conquistar muitos paladares. 

 

Esse conteúdo está recheado de delícias, então, tenha muito cuidado ao lê-lo! Se você ficar com vontade de degustar um queijo de Minas ou um doce mineiro, pode colocar a culpa em nós, está bem? 

 

Queijos de Minas

 

Você sabia que Minas Gerais é a terra dos melhores queijos do mundo? Para fazer juz a esse título, em 2021, o Brasil levou 57 medalhas e 40 delas foram para Minas Gerais, no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours, um concurso realizado na França que elege os melhores queijos do mundo. Os queijos brasileiros são amados até fora do país. Confira alguns tipos:

  • Queijo Minas: todos os queijos produzidos no estado ganham este nome. Mas há variações tais como o Queijo Minas Padrão, Queijo Minas Artesanal, Queijo Minas Frescal, dentre outros. Em 2014, a região do Triângulo Mineiro foi reconhecida como uma das regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal, pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA);
  • Queijo Canastra: queijo brasileiro de sabor forte, um pouco picante, que é produzido na região da Serra da Canastra. Em 2008, foi eleito patrimônio brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN);
  • Queijo do Serro: reconhecido como patrimônio imaterial de Minas em 2002. É produzido no município do Serro – MG, de sabor brando e ligeiramente ácido.

 

Obs. Além desses, poderá encontrar outros tipos de queijo em Minas Gerais, tais como o Gouda, o Brie, o Parmesão, o Provolone, e também queijos em diferentes formatos: trançado, palitinho, tirinhas, temperado ou misturado a outros ingredientes.

 

Doces Mineiros

 

Quer um docinho para depois do almoço ou em qualquer hora do dia? Então vai amar os doces mineiros que fazem sucesso entre turistas e moradores. Conheça alguns deles:

 

    • Doce de Leite: esse delicioso doce pode ser feito em lata, no vidro, em cubinhos e misturado a outros ingredientes. É um para levar de recordação na sua mala. Dentre os doces mineiros premiados diversas vezes no Concurso Nacional de Produtos Lácteos de Minas Gerais está o Doce de Leite Viçosa;
    • Goiabada: com queijinho ou misturada a um delicioso bolo de fubá, a goiabada é um doce famoso. Entre os produtores que fazem sucesso está a Goiabada Zélia, de Ponte Nova – MG;
  • Pé de Moleque: doce típico feito com amendoim torrado e açúcar. Ele é muito tradicional em Minas e também durante as festividades juninas. O pé de moleque mais famoso do país é feito na cidade de Piranguinho, no sul de Minas. Inclusive, ela ganhou o título de Capital Nacional do Pé de Moleque;
  • Doce de Abóbora: pode ser feito com coco ralado, cravo e canela e em diversos formatos como em cubinhos. É um doce típico das festas juninas, mas pode ser encontrado em muitos lugares do país. Minas Gerais se destaca na produção do doce.

 

Além desses, ainda há os doces em compotas feitos com diferentes frutas, bem como os cristalizados e o rocambole com recheio de doce de leite. É de dar água na boca, não?

 

Onde comer queijos e doces em Monte Sião?

 

Em lojas especializadas e fábricas de Monte Sião você encontrará diversas opções de queijos para degustar e levar para casa. Além disso, quem realiza turismo rural pela região também tem a oportunidade de encontrar queijos, doces e cachaça diretamente do produtor. Você ainda terá contato com queijos e doces em restaurantes e estabelecimentos hoteleiros da região.

 

Ao se hospedar no Guarany Eco Resort, por exemplo, poderá experimentar um delicioso cardápio especialmente preparado com o que tem de melhor na cozinha mineira e contemporânea.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos, familiares e nas redes sociais. Além disso, experimente e adquira os melhores queijos e doces mineiros em Monte Sião – MG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *