O museu é um lugar que reúne história e cultura de um povo. E em Monte Sião, podemos conhecer um pouco mais sobre o passado da cidade através de um espaço que conta com um incrível acervo, desde carros antigos até réplica de cavernas. Confira mais sobre a história do museu, seu acervo, atrativos próximos e saiba como chegar!
História do Museu de Monte Sião
A inauguração do Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião aconteceu no dia 10 de julho de 1983. Ele é mantido pela Fundação Cultural Pascoal Andreta e tem o objetivo de preservar as tradições da cidade e mostrar mais detalhes da cultura local.
A Fundação não tem fins lucrativos, assim sobrevive das subvenções da Prefeitura e de doações. O Museu é uma das maiores realizações da Fundação que mantém a história e as origens do povo.
O que fazer no Museu Histórico e Geográfico?
O Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião está dividido em seções. Fazer um tour por ele é bem interessante. O museu possui peças bem conservadas que encantam aqueles que passam por aqui.
O visitante poderá passar pela primeira seção onde as peças mostram cenários do cotidiano dos moradores. Assim, encontram-se documentos históricos, um projetor de cinema, móveis, utensílios domésticos, oficina de sapateiro, farmácia, salão de barbeiro, gabinetes dentários, um caminhão Chevrolet 1927 e vários outros objetos importantes para a história dos monte-sionenses. Quem gosta de futebol, vai encontrar, inclusive, uma vitrine com fotografias e objetos de Oscar (jogador José Oscar Bernardi – famoso zagueiro da Seleção Brasileira).
Depois, na segunda área do museu, algumas fotografias da cidade, dos moradores e também as primeiras peças de tricô produzidas na cidade são mostradas numa vitrine. Foi Dona Iracema Andreta Francisco, a mulher que iniciou a produção do tricô industrial em Monte Sião.
Na terceira área encontra-se a primeira caverna artificial instalada no subsolo do museu, construída por Carlos Faraco. É um tour impressionante, por dentro de um ambiente em que muitos brasileiros sequer tem a chance de visitar. A caverna conta com 15 metros de extensão e diversos elementos em seu interior, tais como pérolas, estalactites, flores de aragonita e até um abismo.
Pensando em apresentar a zona rural e os elementos utilizados pelos moradores de Monte Sião, há uma quarta área no Museu com moinho de fubá, moedores de cana, carros de boi, antigas máquinas agrícolas, uma escultura de casa de sapé, dentre outros.
Atrativos Próximos
Existem alguns atrativos próximos ao Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião. O visitante encontrará a Praça Prefeito Mario Zucato, o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, além de diversas lojas que vendem peças de tricô e outros estabelecimentos comerciais.
Como chegar ao Museu Histórico e Geográfico?
O museu da cidade está localizado próximo a Prefeitura Municipal de Monte Sião, na Rua Maurício Zucato, 115. Partindo da Praça Prefeito Mario Zucato, um dos principais pontos turísticos do município mineiro, são cerca de 3 minutos (200 metros) até este atrativo.
Conheça tudo o que Monte Sião – MG tem para te oferecer! Hospedagem confortável, diversos locais para compras de tricô, comida mineira e pontos turísticos.
Deixe um comentário