A paisagem do trajeto sem dúvidas tira o fôlego dos amantes de um bom passeio recheado de boas memórias.
Conheça alguns destinos para se fazer de carro:
1 – Sabará, Serro e Diamantina
Casinhas coloniais, belos artesanatos e o carisma mineiro com certeza você encontrará nesse roteiro. Sabará possui mais de 300 anos de história e se destaca pela riqueza cultural e pelas belezas da arquitetura, que remetem ao período do ciclo do ouro. Seguindo 235 km pela MG-050 o próximo destino é o Serro, que está localizado na região da Serra do Espinhaço, a explicação para a boa quantidade de ladeiras e morros existentes na cidade.
Serro foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda na década de 30, e é conhecido pela produção do queijo. E para finalizar esse roteiro, dê uma esticadinha, cerca de 90 km, até a famosa Diamantina e confira as belezas da cidade por entre as ladeiras e monumentos históricos. Tem as igrejas, a Casa de Juscelino Kubitschek, a Vesperata e muito mais!
2 – Itabirito, Ouro Preto e Mariana
Bem próximo da capital mineira está Itabirito, cidade sede da Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, que tem um passeio interativo, e a Mercearia Paraopeba, uma típica venda mineira. Distante pouco mais de 40 km, Ouro Preto também foi a primeira cidade brasileira a receber o título pela Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1980. A cidade guarda igrejas e museus, que são verdadeiras aulas de história. Coladinho em Ouro Preto está Mariana, a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. O passeio de trem e a visita à Mina da Passagem são imperdíveis!
3 – Congonhas, São João del Rei e Tiradentes
As cidades históricas conferem um charme a mais ao estado. São ladeiras e casinhas coloniais que remetem a uma viagem no tempo. Congonhas reúne importantes trabalhos de Aleijadinho. O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ícone de Congonhas, é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e é uma das principais obras do barroco. Distante 112 km dali, está São João del Rei. Na cidade vale a pena caminhar pelos pontos turísticos, visitar as igrejas e museus e fazer o imperdível passeio de Maria-Fumaça até a cidade de Tiradentes. São 12 km pelos trilhos e o passeio dura cerca de 35 minutos. Em Tiradentes também não faltam atrações. No cenário gastronômico singular, é possível (e indicado) provar os deliciosos pratos de comida tipicamente mineira. E para se encantar com o artesanato, tem diversas lojinhas no centro histórico.
4 – Carrancas São Thomé das letras e Aiuruoca
Estas cidades atraem místicos, hippies, roots e curiosos em busca do que a natureza tem a oferecer. Renovar as energias em uma das muitas quedas d’água de Carrancas é de lei. A distância de Carrancas para São Thomé das Letras é de pouco mais de 80 km no trajeto mais rápido. A pirâmide de pedra e o Vale das Borboletas são os principais atrativos de São Thomé . Aiuruoca está distante uns 70 km de São Thomé e a tranquilidade típica do sul de Minas impera na cidade. São muitas cachoeiras, poços, mirantes e trilhas. O lugar favorito dos visitantes é o Vale do Matutu.
5 – Monte Verde, Gonçalves e Extrema
O roteiro ideal para quem curte um friozinho em qualquer época do ano. As cidades estão bem próximas da fronteira com São Paulo, em meio a Serra da Mantiqueira e costumam apresentar temperaturas amenas em relação aos demais municípios do estado. Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um dos locais mais românticos e charmosos de Minas Gerais. Uma pequena vila de montanhas verdes cercada por pinheiros, conhecida também como a Suíça Mineira, já que a região possui natureza privilegiada e baixas temperaturas durante todo o ano.
A cerca de 80 km de Monte Verde está Gonçalves, uma cidade que ainda carrega um ar bem interiorano, mas com uma pegada descolada e moderninha. Refúgio perfeito para quem quer fugir da metrópole, se embrenhar pelas estradas de terra e sentir o cheiro do mato, sem perder o charme e o conforto da cidade! A pouco mais de 70 km está Extrema, cidade que se destaca nos segmentos de ecoturismo, turismo rural, religioso e de aventura. Possui cinco rotas turísticas principais: Rosas, Sol, Ventos, Águas e Pedras.
Qual destes roteiros é o seu preferido? Passando por Minas Gerais, não se esqueça de vir até o Guarany Eco Resort viver momentos incríveis.
Deixe um comentário