O Mirante da Santa ou Mirante de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é um ótimo ponto turístico de Monte Sião para os visitantes do Sul de Minas Gerais. É um lugar que inspira paz, tranquilidade, religiosidade e onde é possível desfrutar de uma linda paisagem. Quer conhecer mais sobre o Mirante de Monte Sião? Então, veja mais sobre sua história, curiosidades, atrativos próximos e como chegar!
História do Mirante da Santa
Pela fé da população e em homenagem à Padroeira, foi inaugurado em 2011, o Mirante da Santa, erguido em parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e a Associação Atlética Montessionense (AAM). A criação da imagem, semelhante a da Padroeira, foi realizada pelo artista José Bueno, de Bragança Paulista-SP, sendo introduzida na base do mirante em 05 de outubro de 2011.
Em 27 de maio de 2021, ocorreu a reinauguração do Mirante. Foram realizadas restaurações na imagem da Santa e modificações no local. Na ocasião foi celebrada uma missa campal em ação de graças, com a participação do Prefeito José Pocai, o diretor de turismo interino, Élcio Francisco, e várias outras pessoas em busca de oração e agradecimento a Deus.
Anualmente, entre 18 a 26 de novembro é celebrada a Novena, preparação para o dia 27 de novembro, feriado municipal e dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Sinais de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
O Mirante é um importante ponto turístico para os devotos da santa e montessionenses e faz parte da história do município. A devoção à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa se fortaleceu ainda mais em Monte Sião com o Milagre da Chuva.
-
- Milagre da Chuva: o milagre aconteceu após uma longa seca (1937-1939) que assolou a cidade. Com o retorno da santa ao Santuário, que estava ausente por determinação do bispo diocesano, uma chuva surpreendente começou a cair no dia 05 de novembro de 1939;
- Halo Solar: um fenômeno muito bonito que ocorreu em 05 de outubro de 2011. Quando foi entronizada a imagem no mirante, um círculo se formou com um arco-íris ao redor do sol. No ponto turístico, há uma foto com o registro deste fenômeno.
O que fazer no Mirante?
Este lugar é especial e dedicado tanto para quem deseja fazer orações e buscar tranquilidade, quanto para quem quer contemplar a linda paisagem ao redor e da cidade de Monte Sião – MG.
Existem vários banquinhos espalhados para descansar, meditar e orar. Além disso, há uma fonte com um quadro de informações sobre Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, seus sinais e orações.
Atrativos próximos
Se você gosta de fazer uma caminhada, conhecer paisagens diferentes e visitar cachoeiras, um dos atrativos próximo do Mirante da Santa é a Cachoeira do Coqueiral. São 3,9 km até o local. Recomenda-se fazer o trajeto acompanhado, observando todas as recomendações de segurança para visitas à cachoeiras.
Como chegar?
Apesar de estar em uma propriedade particular, o acesso é gratuito. Está localizado às margens do Bairro da Virtuosa, sentido Coqueiral. Está a aproximadamente 9 minutos do centro de Monte Sião. Do Guarany Eco Resort até o Mirante são 6 minutos de carro, pela Avenida das Fontes.
Além do Mirante, os visitantes da cidade têm a oportunidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no centro de Monte Sião. Um lugar bastante visitado por turistas de várias regiões do país, em busca da medalha – de acordo com a crença, quem a leva consigo receberá grandes graças.
Gostou deste conteúdo? Confira outras dicas de pontos turísticos de Monte Sião no blog do Guarany Eco Resort!
Deixe um comentário