Três perguntas para: Ana Paula Brito

 

Natural de Guaranésia (MG), Ana Paula Brito é atualmente gerente geral do Guarany Eco Resort. Engenheira Agrônoma formada pela UFLA (Universidade Federal de Lavras), é ainda mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Com a sustentabilidade no DNA do empreendimento, a profissional conta ao Hotelier News como está sendo a retomada após um 2020 conturbado. Com inglês fluente, adora viajar e já morou em Toronto, no Canadá, metrópole considerada excelência no mundo em atendimento ao cliente, onde estudou Business e Customer Service. Apesar de conhecer alguns continentes, é apaixonada pela Ásia. Como recomendação, indica Batu Cave e Sky Bar em Kuala Lumpur. Sua última viagem foi ao Jalapão com seu noivo, que considera o lugar mais lindo que já conheceu.

Seus hobbies incluem assistir séries de suspense e ouvir música latina, francesa, árabe e inglesa. Se considera cosmopolita e muito curiosa, com grande interesse por culturas, povos, religiões, política e tradições.

Três perguntas para: Ana Paula Brito
Hotelier News: Hoje assistimos no mundo todo um movimento em prol da sustentabilidade e até mesmo uma maior busca por conexão com a natureza. Quais as vantagens de um eco resort pensando nesse contexto?

Ana Paula Britto: Este é um ponto que vem ganhando espaço desde 2007, quando o tema fazia parte de nossas discussões na época em que eu ainda cursava Engenharia Agronômica na UFLA. Foi, inclusive, a linha de pesquisa em minha monografia e tese de mestrado. Hoje, a demanda da sociedade por rastreabilidade de produtos e prestações de serviços é muito mais estruturada e globalizada. Existe uma preocupação por parte dos consumidores em ver as cadeias produtivas cada vez mais transparentes, responsáveis socialmente, ambientalmente e economicamente, pois isso gera confiança. Neste contexto, essas práticas já fazem parte da filosofia da empresa e prezamos por incorporar cada vez mais melhorias nesse sentido. Como por exemplo, dispomos de uma usina de geração de energia fotovoltaica, energia solar, produzimos de forma orgânica uma parte dos vegetais servidos no restaurante, oferecemos uma experiência de conexão com a natureza através de nossas trilhas, entre outras atividades relacionadas ao tema. Como a sustentabilidade já faz parte da nossa filosofia de trabalho, é prazeroso atender essa demanda, pensando em processos cada vez mais eficientes e com maior sustentabilidade econômica ao longo dos anos.

Hotelier News: O turismo de lazer recebeu alta demanda na pandemia, com a retomada mais forte devido à busca pelas escapadas de fim de semana. Como o hotel vem recebendo esse público?

Ana Paula Britto: Na verdade, enquanto todos consultores e analistas apontavam para um declínio grande na procura por turismo de lazer, o que aconteceu foi exatamente o oposto. Ficamos sem funcionamento por aproximadamente três meses e tivemos que nos reinventar. Montamos um plano de retomada com muitos treinamentos e protocolos rígidos para que pudéssemos atender aos hóspedes de forma segura nesta nova realidade. Após a volta às atividades em julho de 2020, a procura foi grande. As diferenças que percebemos no público foi imensa. Os protocolos de proteção e o distanciamento social dentro do resort são encarados pela maioria como algo positivo. Recebemos famílias que têm buscado o resort para uma fuga de toda a tristeza que estamos enfrentando nesse processo. Algo que nos preocupa bastante é o ato de escutar e entender a necessidade do nosso cliente, e tentar de forma positiva atender essas necessidades e proporcionar experiências inesquecíveis.

Hotelier News:  A reforma prevista para este ano teve que ser adiada. Qual momento o hotel vive hoje e quais são as projeções levando em conta o cenário atual?

Ana Paula Britto: O projeto de expansão que consta na construção de chalés previsto para o ano de 2021 foi adiado para 2023, devido ao cenário econômico atual na pandemia. O momento que o resort vive hoje é desafiador. O mercado logístico na região se tornou restritivo, com falta de matéria prima, atraso nas entregas, e, ainda sofremos com a falta de mão de obra, que está ainda mais deficiente neste período.

Créditos: Entrevista retirada da Hotelier news: https://www.hoteliernews.com.br/tres-perguntas-para-ana-paula-brito/

 

 

 

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