Está procurando um lugar calmo e cheio de religiosidade no sul de Minas Gerais? Em Monte Sião – MG, o visitante tem a oportunidade de conhecer os milagres de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em seu próprio santuário. Então, prepare-se para viver uma experiência única e ver toda a dedicação à Santa, que é padroeira da cidade.

História do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

O primeiro templo da cidade foi levantado por Antonio Bernardes de Souza, no centro, onde atualmente está localizada a Praça Prefeito Mário Zucato. A história da construção acompanha a história de Monte Sião, sendo um dos marcos iniciais do surgimento da cidade, que foi construído em 1849 em homenagem à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, e teve sua bênção oficializada apenas em 13 de abril de 1850, pela Câmara Capitular de São Paulo. 

A capela transformou-se em Igreja Paroquial durante a administração do Padre Luigi Cocoresi, especificamente no ano de 1881. No entanto, a construção da igreja como vemos atualmente só teve início em 1934, quando estava sob os cuidados do Padre José Eugênio de Faria (conhecido como padre Zequinha). Só que a sua conclusão ocorreu apenas na década de 50, e o Padre Gustavo Moreira de Abreu foi quem assumiu as últimas fases da obra.

Semelhante a arquitetura da arte romana do século XII, possui um altar-mor em madeira e é onde está localizada a imagem da padroeira. Foi trazida de Portugal por volta do ano de 1860, e o fazendeiro Sr. João Pereira Batista Machado teria custeado todo o transporte da imagem. 

O Milagre da Chuva

Segundo o site da Arquidiocese de Pouso Alegre, um fato interessante aconteceu quando a imagem da Santa foi removida em 1937. Sob solicitação do Bispo de Pouso Alegre, por ter traços femininos bem acentuados, ela foi enviada para uma comunidade rural.

Uma seca atingiu Monte Sião entre 1937 a 1939 e foi atribuída a ausência da Santa. A chuva caia em outros locais, exceto na cidade. Então, após os pedidos da população, ela retornou em 5 de novembro de 1939, onde foi feita uma procissão. Assim, não demorou a cair na cidade uma forte chuva que ficou conhecida como o Milagre da Chuva. Já em 2015, uma restauração foi responsável por devolver a Santa todas as suas características originais.

Fé e Devoção à Nossa Senhora

Entre 1974 a 1998, quem administrou a paróquia foram os padres da Congregação dos Agostinianos da Assunção. Logo após esse período e também muitos estudos, pesquisas e relatos das graças concedidas aos fiéis, o Decreto do Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro, elevou a igreja à Santuário, em 1999.

Muitos turistas de outras partes do país vêm visitar o Santuário, onde participam das celebrações e levam uma medalhinha, confiantes de que, conforme a crença, quem a carrega é abençoado pela Santa. No local há também um centro de apoio, onde existe a Sala das Graças, local onde os visitantes encontram depoimentos com as bençãos recebidas e conhecem a história da Santa e podem comprar produtos relacionados.

Até quem não é devoto se maravilha com a importância e os detalhes de um dos principais pontos turísticos de Monte Sião.

A fé e a devoção pelos monte-sionenses é tão forte que por meio da Associação Atlética Monte-Sionense (AAM) foi colocada uma imagem da Padroeira, na estrada do bairro Virtuosa, a 3 km do centro da cidade, no dia 05 de outubro de 2011. O artista responsável pela produção da imagem foi José Bueno, e ela está num lindo mirante, um lugar que transmite uma paz surpreendente!

Festa da Padroeira

Anualmente, é realizada uma novena entre 18 a 26 de novembro, em preparação ao dia da padroeira. A Festa da Padroeira acontece no dia 27 de novembro, feriado municipal, e por ocasião celebra-se uma missa no Santuário.

Como chegar?

As missas do Santuário possuem horários fixos e para chegar, basta seguir para a Praça Prefeito Mário Zucato, no centro da cidade. O Santuário é o primeiro templo do mundo dedicado à Santa, e Monte Sião é uma cidade rica em história e religiosidade. 

Gostou deste conteúdo? Confira outras novidades no blog do Guarany Eco Resort.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *