O nome Monte Sião tem um significado bíblico e muitos quando o escutam perguntam a sua relação com a cidade de Jerusalém, em Israel. Neste conteúdo, vamos explicar um pouco da origem da Capital Nacional do Tricô e o que ela tem a ver com uma das mais antigas cidades do mundo. Vamos embarcar nesta viagem cheia de história e curiosidades. Está preparado(a)?

 

Origem do nome de Monte Sião – MG

 

Em 1815, esta região era chamada de “Lotério Acima”, por causa do rio Eleutério que nasce no centro de Monte Sião. Após cinco anos, um povoamento começou a se formar aos pés do Morro Pelado e, posteriormente, em 1838, a localidade recebeu o nome de Arraial do Jabuticabal. No local foi construída uma capela, no ano de 1849, onde atualmente existe o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Praça Prefeito Mário Zucato. 

 

De acordo com o IBGE, existem duas versões relacionadas ao nome do município. Conforme narração do professor José Penachi, a primeira era de que o lugar era conhecido como “Monte Silhão” por, provavelmente, o Morro Pelado imitar o formato de um objeto esportivo feminino. Os padres missionários, na época, ainda teriam orientado o povo a alterar o nome “Silhão” para Sião, em designação dada a um lugar em Jerusalém.

 

Já a segunda hipótese seria a de que três frades franciscanos, os freis Eugênio Maria de Gênova, Arcanjo e Francisco teriam sugerido durante as primeiras missas realizadas, o nome do município, por causa da semelhança do Morro Pelado, que está localizado ao sul de Monte Sião, na fronteira com Águas de Lindóia, com o monte bíblico de Jerusalém, do qual sabiam como era. O povo teria aceitado bem esta sugestão. 

 

Com isso, o primeiro capelão sempre descrevia os acontecimentos religiosos da cidade com o nome de ‘Monte Sion’, apesar da comunidade pronunciar o nome “Sião”. Em 1854, o arraial transformou-se em distrito, recebendo a denominação de “Monte Sião”, como a população assim chamava.

 

Como é o Monte Sião de Jerusalém?

 

O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém. O local era uma fortaleza dos jebuseus e passou a ter uma importante papel quando foi conquistado pelo rei Davi. De acordo com os textos bíblicos, passou a ser chamado de cidade de Davi e, posteriormente, o termo Sião foi utilizado para designar todo o terreno e o Templo de Salomão (construído no local). A única diferença deste morro com as colinas de Jerusalém é que o primeiro tem bastante vegetação, enquanto que em Israel o cenário é retratado por pouca vegetação.  

 

Fundação do Município de Monte Sião

 

A data oficial da fundação da cidade é 29 de março de 1849. Anos depois, as primeiras famílias que se instalaram na cidade foram as italianas, a partir de 1887. Um povo cheio de vigor, criatividade e com disposição para trabalhar, tanto é que influenciaram diversas atividades dentro do município. No início do século XX havia cerca de 300 famílias imigrantes de italianos que contribuiam para o crescimento da cidade de Monte Sião – MG.

 

Gostou de saber um pouco mais da formação do município de Monte Sião? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades e história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *