Monte Sião, localizada no sul de Minas Gerais, é o destino ideal para fazer compras – não é à toa que é conhecida como capital nacional do tricô – e também por seus atrativos históricos e paisagens incríveis. Então, se está em busca de um lugar tranquilo, cheio de paz e beleza, lojas e fábricas de malha, tricô e porcelana, esta cidade mineira bem perto de São Paulo pode ser o destino da sua próxima viagem.
Vem com a gente descobrir 10 Razões Para Conhecer Monte Sião (MG)!
-
É o paraíso das peças de tricô e malha
Existem diversas fábricas na cidade que confeccionam lindíssimas peças e lojas que funcionam durante todo o ano. Um dos eventos que mais atrai os turistas é o Festival Multicultural de Inverno. Ele reúne gastronomia, festa e venda de tricô e malhas com bom custo-benefício.
-
Está a poucos quilômetros do Estado de São Paulo
Monte Sião está na microrregião de Poços de Caldas, a aproximadamente 490 km de Belo Horizonte. Faz fronteira com o Estado de São Paulo, ficando bem mais perto da capital paulista (159 km). Quem visita a cidade pode facilmente desembarcar nos aeroportos de São Paulo para chegar até este município de carro ou ônibus. O aeroporto de Viracopos, em Campinas, também é uma opção, apenas 130 km.
-
Ideal para fotografar os guarda-chuvas coloridos
A Rua dos Guarda-chuvas é, sem dúvida, uma das atrações interessantes e charmosas. Localizada na área central de Monte Sião, é um lugar ideal para tirar fotos e também para conhecer estabelecimentos gastronômicos e ir às compras.
-
Perfeita para compra de Porcelanas Artesanais
Criadas com as técnicas do século XIX, quando as primeiras porcelanas foram confeccionadas na região. Atualmente, as fábricas de Monte Sião são referência no Brasil, pois adotaram um estilo único, apesar da inspiração proveniente das porcelanas portuguesas. Não deixe de visitar a tradicional Fábrica Porcelana de Monte Sião, de 1959.
-
Indicada para visitar locais históricos
Se você gosta de visitar um destino e conhecer os pontos históricos, em Monte Sião, aproveite para ir até o Museu Histórico e Geográfico, a linda Praça Prefeito Mário Zucato, a Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, de 1849, e o Mosteiro da Santíssima Trindade de Monte Sião.
-
Experimentar os sabores da comida mineira
Galinha caipira e tutu de feijão são apenas alguns pratos saborosos que você pode experimentar em Monte Sião. Mas o mais famoso é o macarrão quadrado. Se preferir, há também os doces típicos mineiros.
-
Conhecer outros destinos mineiros e paulistas
Conheça outras cidades próximas que podem ser incluídas em seu roteiro: Ouro Fino (MG), Jacutinga (MG), Águas de Lindóia (SP), Itapira (SP) e Campinas (SP).
-
Aproveitar o Turismo Rural de Monte Sião
Agora, se deseja fugir da cidade e conhecer áreas rurais, há produtores de vinhos, licor, queijos, geléias, dentre outros. Basta seguir no sentido da cidade de Ouro Fino. Antes de pegar a estrada, informe-se no receptivo turístico sobre o trajeto.
-
Conhecer o Mirante da Santa
Apesar de estar numa propriedade particular, o acesso é permitido, sendo possível ter uma linda vista da cidade. Está a 3 km do centro, no bairro da Virtuosa.
-
Aproveite a Cachoeira do Guiné e os Morros
A Cachoeira do Guiné, está localizada na estrada do Guiné. É ótima para quem gosta de aventura. A entrada é paga. Outras opções são o Morro Pelado ou o Morro do Cruzeiro, há trilhas que levam até o topo. Lembre-se de procurar um guia para acompanhá-lo.
O que achou dessas razões para conhecer Monte Sião? Conseguimos te convencer? Aproveite para vir com a família e desfrutar de todos os atrativos dessa cidade cultural e charmosa!
Deixe um comentário