A cidade de Monte Sião, situada no Sul de Minas Gerais, é conhecida como a Capital Nacional do Tricot. Possui cerca de 20 mil habitantes e é muito procurada devido as suas inúmeras lojas de roupas de malha, porcelanas tradicionais e por sua vasta gama de atrativos culturais e naturais.
Confira abaixo alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem:
1- Compras de Malhas e Tricot
A Capital Nacional do Tricot, como o nome já diz, é a principal atividade de Monte Sião. A enorme oferta de lojas de fábrica de malhas espalhadas pela cidade, chamam a atenção dos seus visitantes que buscam por roupas de qualidade e diferenciadas, tanto para uso próprio quanto para revender.
É possível aproveitar várias ofertas no centro comercial da cidade, onde ficam localizadas as mais diversas lojas, shoppings e galerias, tais como, Galeria Nicolay Guarani, Galeria Grande Hotel, Galeria Kumbuca, Padiê Tricot, Lucimary, Tricoteen, Bele Tricot, Direito e Avesso, Território Tricot, São Marcos Tricot, Malhas Vânia, Malharia Toleo, Fine Crochet, entre outras dezenas de lojas.
2- Porcelana
As porcelanas de Monte Sião também não ficam para trás quando o assunto é decoração e lembranças para os entes queridos. Únicas e exclusivamente feitas e pintadas a mão, as porcelanas dão um charme para qualquer ambiente e é uma das melhores opções de presentes.
3- Praça Prefeito Mário Zucato & Praça Rosário
Quem vem visitar Monte Sião não pode deixar de conhecer a Praça Prefeito Mário Zucato e se encantar com os belos trabalhos de jardinagem realizados em todo o local. Plantas com formato de elefante e coração, por exemplo, são cenários perfeitos para ótimas fotografias de recordação. Já a Praça do Rosário encontra-se no centro da cidade e de cara os visitantes se avistam uma linda fonte. No local é possível aproveitar também as opções de petiscos, lanches e sorvetes servidos nos quiosques.
4- Santuário da Medalha Milagrosa
A igreja mais conhecida da região merece alguns minutos do seu tempo para contemplar sua beleza. Com um altar todo feito em madeira e com a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é um excelente lugar para agradecer e rezar.
5- Museu Histórico e Geográfico
Para os turistas que gostam de se aprofundar nas histórias e registros antigos, o Museu Histórico e Geográfico é um passeio perfeito e que não pode ser deixado de fora do seu roteiro.
O museu é dividido em quatro seções: Na primeira, encontram-se documentos, aparelhos sonoros, máquinas datilográficas antigas, móveis, apetrechos de cozinha, lampiões, salão de barbeiro, coleção de botões, pedras e insetos, gabinetes dentários, pinturas do casario da cidade, da zona rural e de figuras pitorescas.
A segunda seção reúne somente fotografias onde se podem apreciar aspectos antigos da cidade e seus moradores, e uma coleção de moedas e cédulas.
A terceira seção é a mais nova e foi inaugurada durante o XXIII Congresso Brasileiro de Espeleologia. Trata-se da primeira caverna artificial instalada dentro de um museu, com 15 metros de extensão, um travertino com água corrente, belas estalactites tipo “canudos” com água gotejando, pérolas, flores de aragonita e até mesmo um abismo ainda inexplorado.
A quarta seção retrata fielmente a zona rural da região. Ali estão expostos o rancho do tropeiro com duas esculturas em tamanho natural, a casa de sapé com esculturas, o moinho de fubá, o rodão d’água girando e acionando um monjolo, oficina de ferreiro, coleção de armas e peixes, moedores de cana, carro-de-boi, trole, oratórios etc.
Deixe um comentário